SME Natal - RN - Professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE) (Pós-Edital)
Sobre o curso
Última atualização em 12/2024
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VIDEOAULAS AUTOSSUFICIENTES:
1. Aulas com abordagem dos tópicos previstos no edital, após minuciosa análise realizada pelo professor de cada matéria.
2. Conteúdo abordado de modo objetivo, com ênfase nos aspectos mais cobrados nas provas.
3. Aulas ministradas por professores especialistas, com larga experiência na atividade docente.
4. Qualidade técnica de gravação de altíssimo padrão (imagem e áudio)
Mais Detalhes:
1. Curso baseado no Edital nº 001/2024.
2. Serão abordados os tópicos relevantes (não necessariamente todos) a critério dos professores.
3. Carga horária prevista: 325 videoaulas (aproximadamente).
4. O Curso não contemplará em Didática: O planejamento de atividades de ensino/aprendizagem: aprendizagem e ensino; fundamentos da Psicologia da Aprendizagem; áreas de conhecimentos; unidades temáticas, objetos de conhecimento; trabalhos em grupo e colaborativos; estudo dirigido; métodos de projetos; o método de solução de problemas; o método e a questão da criatividade; regulação das aprendizagens, metacognição e aprender a aprender; desenvolvimento da autonomia e da crítica na escola; formação de atitudes e valores; ensinar a formular perguntas. 5. Linguagem, aprendizagem e interações comunicativas na sala de aula: comunicação pedagógica.
4.1 O Curso não contemplará em Conhecimentos Específicos: Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais. Decreto nº 6.949, de 25 de agosto de 2009. Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007. Regulamenta a Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. O Plano de Atendimento Educacional Especializado (PAEE). Aprendizagem e desenvolvimento de estudantes com deficiência, surdos, com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e com altas habilidades/superdotação. O processo de identificação e o atendimento educacional do estudante com altas habilidades/superdotação.A Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) no desenvolvimento de habilidades comunicativas de estudantes com deficiência e com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Metodologias e recursos didáticos para a aprendizagem dos estudantes com deficiência, surdos, com TEA e com altas habilidades/superdotação. Acessibilidade e Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA). Perfil de atuação pedagógica no atendimento educacional especializado: atribuições dos professores do AEE. Atuação do professor de AEE em colaboração com o professor da sala de aula comum, com estagiários, com profissionais de apoio escolar, com a gestão e com a comunidade escolar. Formação do professor do Atendimento Educacional especializado para ação pedagógica em Sala de Recurso Multifuncional.
4.2 As referências bibliográficas não serão abordadas, ficando a critério do Docente a elaboração dos conteúdos.
4.3 O curso não contemplará Redação discursiva.
5. Serão ministradas somente as disciplinas/videoaulas relacionadas no informativo. Portanto, os demais conteúdos, mesmo constando no edital, não serão ministrados.
AULAS EM PDF AUTOSSUFICIENTES:
1. Conteúdo produzido por docentes especializados e com amplos recursos didáticos.
2. Material prático que facilita a aprendizagem de maneira acelerada.
3. Exercícios comentados.
4. Não serão ministrados PDFs Sintéticos
5. Não serão ministrados em PDF: Legislação: Lei Complementar n° 241, de 19 de janeiro de 2024, do Município de Natal/RN; Conhecimentos específicos: Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012. Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista; Decreto nº 8.368, de 2 de dezembro de 2014. Regulamenta a Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista;