SME Natal - RN - Professor Pedagogo para Educação Infantil e Ensino Fundamental (Pós-Edital)
Sobre o curso
Última atualização em 12/2024
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VIDEOAULAS AUTOSSUFICIENTES:
1. Aulas com abordagem dos tópicos previstos no edital, após minuciosa análise realizada pelo professor de cada matéria.
2. Conteúdo abordado de modo objetivo, com ênfase nos aspectos mais cobrados nas provas.
3. Aulas ministradas por professores especialistas, com larga experiência na atividade docente.
4. Qualidade técnica de gravação de altíssimo padrão (imagem e áudio)
Mais Detalhes:
1. Curso baseado no Edital nº 001/2024.
2. Serão abordados os tópicos relevantes (não necessariamente todos) a critério dos professores.
3. Carga horária prevista: 383 videoaulas (aproximadamente).
4. O Curso não contemplará em Didática: O planejamento de atividades de ensino/aprendizagem: aprendizagem e ensino; fundamentos da Psicologia da Aprendizagem; áreas de conhecimentos; unidades temáticas, objetos de conhecimento; trabalhos em grupo e colaborativos; estudo dirigido; métodos de projetos; o método de solução de problemas; o método e a questão da criatividade; regulação das aprendizagens, metacognição e aprender a aprender; desenvolvimento da autonomia e da crítica na escola; formação de atitudes e valores; ensinar a formular perguntas. 5. Linguagem, aprendizagem e interações comunicativas na sala de aula: comunicação pedagógica.
4.1 O Curso não contemplará em Conhecimentos Específicos: Tipos de famílias. Diversidade familiar; diferentes configurações familiares e seus contextos históricos. A importância da família no desenvolvimento da criança. A gestão do ensino/aprendizagem na escola: o planejamento de atividades de ensino/aprendizagem conforme componentes curriculares do Ensino Fundamental Anos Iniciais e a organização dos campos de experiência da Educação Infantil. Desenvolvimento da autonomia e da crítica na escola. Formação de atitudes e valores. Ensinar a formular perguntas.
4.2 As referências bibliográficas não serão abordadas, ficando a critério do Docente a elaboração dos conteúdos.
4.3 O curso não contemplará Redação discursiva.
5. Serão ministradas somente as disciplinas/videoaulas relacionadas no informativo. Portanto, os demais conteúdos, mesmo constando no edital, não serão ministrados.
AULAS EM PDF AUTOSSUFICIENTES:
1. Conteúdo produzido por docentes especializados e com amplos recursos didáticos.
2. Material prático que facilita a aprendizagem de maneira acelerada.
3. Exercícios comentados.
4. Não serão ministrados PDFs Sintéticos
5. Não serão ministrados em PDF: Legislação: Lei Complementar n° 241, de 19 de janeiro de 2024, do Município de Natal/RN. Conhecimentos específicos: A Transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: as diferentes fases de transição; adaptação da criança ao novo ambiente escolar; continuidade do processo de aprendizagem e desenvolvimento.; Anos Iniciais e a organização dos campos de experiência da Educação Infantil. Objetivos. Os conteúdos escolares. Tipologias: conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. Habilidades e competências na educação básica. Seleção e organização dos conteúdos de ensino: critérios. Formas de organização disciplinar nas disciplinas e no currículo. Alfabetização e letramento. Formação de conceitos teóricos científicos) e de habilidades. Aulas expositivas com base na pedagogia tradicional e baseada na aprendizagem significativa. Estudo dirigido. Métodos de projetos. O método de solução de problemas. O método e a questão da criatividade. Regulação das aprendizagens, metacognição e aprender a aprender. Desenvolvimento da autonomia e da crítica na escola. Formação de atitudes e valores. Regulação das aprendizagens. Avaliações externas: Prova SAEB e IDEB. Recuperação das aprendizagens e intervenções pedagógicas. 8. Contribuições da brincadeira, das interações e da linguagem no processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança: a importância do brincar na educação infantil; o papel das interações e da linguagem no desenvolvimento da criança; desenvolvimento da autonomia, comunicação e criatividade. 9. A linguagem e a criança: o papel da linguagem na aprendizagem e no desenvolvimento. Aquisição da linguagem oral e escrita; desenvolvimento da linguagem, da escrita e da leitura na educação infantil e no ensino fundamental.