UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro - Conhecimentos Específicos Para o Cargo Psicólogo – Educacional com a Equipe Gran (Pós-Edital)
Sobre o curso
Última atualização em 12/2025
Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta!
Você poderá efetuar o cancelamento e obter 100% do dinheiro de volta em até 7 dias.
Aqui, no Gran, é satisfação garantida ou seu dinheiro de volta.
A fim de preparar os candidatos para o concurso público da UFRJ - Universidade Federal Rio de Janeiro, o Gran Concursos escalou a equipe de professores mais experiente e renomada em preparatórios. Além das tradicionais videoaulas, com a mais alta qualidade audiovisual do mercado. Dessa forma, o alinhamento e o compromisso com o que há de mais técnico e fundamental para seus estudos estarão sempre à sua disposição no curso que oferecemos.
Mais detalhes:
1. Curso baseado no Edital nº 1.188/2025.
2. Serão abordados os tópicos mais relevantes de cada disciplina (não necessariamente todos), conforme critério dos respectivos professores.
3. Informamos que, para facilitar a compreensão e a absorção dos conteúdos previstos no edital, as videoaulas de determinadas disciplinas foram organizadas com base na lógica didática proposta pelo(a) docente responsável, e não de acordo com a ordem dos tópicos do conteúdo programático do certame.
4. Não serão ministrados os seguintes tópicos do Edital: Conhecimentos Específicos: Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner. Teoria da Aprendizagem Social de Albert Bandura. Teoria do Desenvolvimento Psicossocial de Erik Erikson. DIAGNÓSTICO E INTERVENÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR: Avaliação psicoeducacional: princípios, técnicas e instrumentos. METODOLOGIA E PRÁTICA EM PSICOLOGIA EDUCACIONAL: Técnicas de observação psicológica no contexto escolar. A entrevista psicológica com alunos, pais e professores. Técnicas de trabalho com grupos no contexto educacional. Instrumentos de avaliação psicológica e psicoeducacional. Resoluções do Conselho Federal de Psicologia pertinentes à prática escolar. Sigilo profissional e seu manejo no contexto educacional. PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL: ATUAÇÃO PROFISSIONAL: Histórico da Psicologia Escolar no Brasil. Papel, atribuições e funções do psicólogo escolar/educacional. Modelos de intervenção psicológica no contexto educacional. Assessoria, consultoria e orientação à equipe escolar (gestores, coordenadores e professores). Orientação a pais e responsáveis. Problemas de comportamento na escola. Bullying e violência escolar: prevenção e intervenção. DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL: Aspectos do desenvolvimento socioemocional na infância e adolescência. Competências socioemocionais no contexto escolar. Inteligência emocional na educação. Desenvolvimento de habilidades sociais e de relacionamento interpessoal. Manejo do estresse e da ansiedade no ambiente escolar. RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA: A importância da parceria entre família e escola. Estratégias de orientação familiar. Promoção da participação dos pais no processo educativo. Trabalho com grupos de pais e responsáveis. O papel do psicólogo como mediador entre a família e a escola. Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. Transtornos do Neurodesenvolvimento: Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Deficiências sensoriais, físicas e intelectuais. Altas Habilidades/Superdotação. Transtornos Específicos de Aprendizagem (Dislexia, Discalculia, Disgrafia). Estratégias de intervenção psicopedagógica e adaptação curricular.
AULAS EM PDF AUTOSSUFICIENTES:
1. Conteúdo produzido por docentes especializados e com amplos recursos didáticos.
2. Material prático que facilita a aprendizagem de maneira acelerada.
3. Exercícios comentados.
4. Não serão ministrados em PDF: Conhecimentos Específicos: FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: Teorias do Desenvolvimento e da Aprendizagem. Teoria do Desenvolvimento Cognitivo de Jean Piaget. Teoria Sociocultural de Lev Vygotsky. Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner. Teoria da Aprendizagem Social de Albert Bandura. Teoria do Desenvolvimento Psicossocial de Erik Erikson. PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM: Desenvolvimento cognitivo e seus processos. Fatores psicológicos,sociais e biológicos que influenciam a aprendizagem. Motivação e a sua relação com a aprendizagem. Metacognição e estratégias de aprendizagem. Memória e processos cognitivos envolvidos na aprendizagem. PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL: ATUAÇÃO PROFISSIONAL: Histórico da Psicologia Escolar no Brasil. Papel, atribuições e funções do psicólogo escolar/educacional. Modelos de intervenção psicológica no contexto educacional. Assessoria, consultoria e orientação à equipe escolar (gestores, coordenadores e professores). Orientação a pais e responsáveis. DIAGNÓSTICO E INTERVENÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR: Avaliação psicoeducacional: princípios, técnicas e instrumentos. Dificuldades de Aprendizagem: identificação e estratégias de intervenção. Problemas de comportamento na escola. Bullying e violência escolar: prevenção e intervenção. Mediação de conflitos no ambiente escolar. METODOLOGIA E PRÁTICA EM PSICOLOGIA EDUCACIONAL: Técnicas de observação psicológica no contexto escolar. A entrevista psicológica com alunos, pais e professores. Técnicas de trabalho com grupos no contexto educacional. Instrumentos de avaliação psicológica e psicoeducacional. Elaboração de documentos psicológicos: relatórios, pareceres e laudos. EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Fundamentos e princípios da Educação Inclusiva. Políticas públicas e marcos legais da educação especial no Brasil. Adaptações Curriculares: conceito, tipos e implementação. Acessibilidade e o uso de Tecnologias Assistivas. Atuação em equipe multiprofissional e colaborativa. Transtornos do Neurodesenvolvimento: Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Deficiências sensoriais, físicas e intelectuais. Altas Habilidades/Superdotação. Transtornos Específicos de Aprendizagem (Dislexia, Discalculia, Disgrafia). Estratégias de intervenção psicopedagógica e adaptação curricular. DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL: Aspectos do desenvolvimento socioemocional na infância e adolescência. Competências socioemocionais no contexto escolar. Inteligência emocional na educação. Desenvolvimento de habilidades sociais e de relacionamento interpessoal. Manejo do estresse e da ansiedade no ambiente escolar. RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA:A importância da parceria entre família e escola. Estratégias de orientação familiar. Promoção da participação dos pais no processo educativo. Trabalho com grupos de pais e responsáveis. O papel do psicólogo como mediador entre a família e a escola. ÉTICA PROFISSIONAL: Resoluções do Conselho Federal de Psicologia pertinentes à prática escolar. Sigilo profissional e seu manejo no contexto educacional. Relações éticas interprofissionais. Aspectos éticos na elaboração e guarda de documentos psicológicos.
5. Não serão ministrados em PDFs Sintéticos.
Sobre o concurso
Última atualização em 12/2025
Garantia de devolução do dinheiro em 7 dias.