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Residência - PSU/Fundatec - Processo Seletivo Unificado de Residência Multiprofissional - Psicologia

(CÓDIGO: 161985)
73
Horas de aula

Sobre o curso

Última atualização em 11/2023

Residência PSU/RUMS!

Mais detalhes:
1. Curso baseado no edital nº 01/2023.
2. Carga horária prevista: de 200 a 260 vídeoaulas, aproximadamente.
3. Material de apoio:
3.1. Videoaulas (com slides)
3.2. Audioaulas
4. Serão ministradas somente as videoaulas/tópicos relacionadas neste informativo (principais tópicos - a critério dos professores).
5. O curso não contemplará os seguintes tópicos: CAMPOS, G. W. S. Fenômenos Intervenientes no Futuro do Sistema Único de Saúde (SUS). In: CONSELHO NACIONAL DE SECRETÁRIOS DE SAÚDE. CONASS Debate: O futuro dos Sistemas Universais de Saúde. Brasília: CONASS, 2018. COSTA, M. V. A Potência da Educação Interprofissional para o desenvolvimento de Competências Colaborativas no Trabalho em Saúde. In: TOASSI, Ramona Fernanda Ceriotti (Org.). Interprofissionalidade e Formação da Saúde: Onde estamos? Porto Alegre: Rede Unida, 2017. UNIOR, A.P; OLIVEIRA, L.R; PUTTINI, R.F. Modelos explicativos em Saúde Coletiva: abordagem biopsicossocial e autoorganização. Physis Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 20, n. 3, p. 753-767, 2010. PAIM, J. S. et al. O que é SUS. Coleção Temas em Saúde Interativa. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2015. Livro interativo. Disponível em: Que É o SUS: e-book interativo, O - Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz): Ciência e tecnologia em saúde para a população brasileira. PAIM, J. S. Os sistemas universais de saúde e o futuro do Sistema Único de Saúde (SUS). Saúde em Debate, Rio de Janeiro v. 43, n. Especial 5, 2019. SOUSA, M. F. et al. Potencialidades da Atenção Básica à Saúde na consolidação dos sistemas universais. Saúde em Debate, Rio de Janeiro v. 43, n. Especial 5, 2019. Não gravamos materiais na íntegra. Nossas aulas são gravadas baseadas em diversos referenciais institucionais e de grandes autores. AGUIAR, M. S. V., et al. A atuação do psicólogo hospitalar no atendimento a pacientes com doenças cardiovasculares: revisão de literatura. Div Práticas Psicologia, v. 1, n.1, 2018, p. 65-70. Disponível em: https://crp11.org.br/wpcontent/uploads/2022/03/28_serie-diversidade-praticas-psicologia-corrigido-ISBN-vol-1-30-jul-2019.pdf#page=69 AZEVEDO, Elisa Cardoso; HEMESATH, Tatiana Prade; OLIVEIRA, Viviane Ziebell de. A internação de um filho em unidade de terapia intensiva pediátrica: narrativas maternas. Rev. SBPH, São Paulo, v. 22, n. 1, p. 172-194, jun. 2019. Disponível em: BAZZAN, Jéssica Stragliotto; MILBRATH, Viviane Marten; GABATZ, Ruth Irmgard Bärtschi; CORDEIRO, Franciele Roberta; FREITAG, Vera Lucia; SCHWARTZ, Eda. O processo de adaptação familiar à hospitalização infantil em Unidade de Terapia Intensiva. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 54, 2020. Disponível em: https://dx.doi.org/10.1590/s1980- 220x2018056203614 BERGO, Maíra Frizzi da Cunha; PREBIANCHI, Helena Bazanelli. Aspectos emocionais presentes na vida de pacientes submetidos à amputação: uma revisão
de literatura. Psicol. teor. prat., São Paulo, v. 20, n. 1, p. 47-60, abr. 2018. Disponível em: BRASIL. Ministério da Saúde. Atenção psicossocial a crianças e adolescentes no SUS: tecendo redes para garantir direitos. Conselho Nacional do Ministério Público. Brasília: Ministério da Saúde, 2014. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/atencao_psicossocial_criancas_adolescentes_sus.pdf 
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Atenção humanizada ao recém-nascido: Método Canguru: manual. 3. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2017. 
CABEÇA, Luciana Palacio Fernandes et al. Da técnica à tékhnē: comunicação de notícias difíceis em unidade de terapia intensiva pediátrica. Escola Anna Nery, v. 26, 2022. Disponível em: https://dx.doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2022-0133pt CAMPOS, Elisa Maria Parahyba; RODRIGUES, Avelino Luiz; CASTANHO, Pablo. Intervenções Psicológicas na PsicoOncologia. Mudanças, v. 29, n. 1, 2021. Disponível em: CAMPOS, GASTÃO WAGNER DE SOUSA. Projeto terapêutico e estratégias de promoção em situação de apoio matricial. In: DE SOUSA, Francisca Thamires Lima et al. Projeto terapêutico singular: uma ferramenta de promoção da saúde do idoso. Revista Eletrônica Acervo Saúde, n. 24, p. e659-e659, 2019. ELER, K.; ALBUQUERQUE, A. Direitos humanos da paciente criança. Cad. Ibero Am. Direito Sanit. v. 8, n. 1, p. 36-52, 2019. Disponível em: https://www.cadernos.prodisa.fiocruz.br/index.php/cadernos/article/view/509. 
MOREIRA, Mariana Calesso et al. Psicólogo intensivista: reflexões sobre a inserção profissional no âmbito hospitalar, formação e prática profissional. Trends in Psychology, v. 25, p. 1225-1239, 2017. Disponível
em: https://doi.org/10.9788/TP2017.3-15Pt MUNIZ, M. S.; SILVEIRA, B. B. Atuação da Psicologia em Unidades de Terapia Intensiva. Revista Mosaico, v. 11, n. 2, p. 95-100, 2020. Disponível em: http://editora.universidadedevassouras.edu.br/index.php/RM/article/view/225 6/1461
 OLIVEIRA, Ana Emilia Figueiredo; GARCIA, Paola Trindade (orgs.). Redes de Atenção à Saúde: Rede de Cuidado à Pessoa com Deficiência. São Luís: EDUFMA, 2017. OLIVEIRA, G. S.; NOGUEIRA, J. A.; COSTA, G. P. O et al. Serviços de saúde para lésbicas, gays, bissexuais e travestis/transexuais. Rev enferm UFPE, Recife, v.12, n. 10, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/237014/301
52  OLIVEIRA, R. G. et al. Desigualdades raciais e a morte como horizonte: considerações sobre a COVID-19 e o racismo estrutural. Cadernos de Saúde Pública, v. 36, n. 9, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-
311X00150120. SIMONATO, Mariana Pereira; MITRE, Rosa Maria de Araujo; GALHEIGO, Sandra Maria. O cotidiano hospitalar de crianças com hospitalizações prolongadas: entre tramas dos cuidados com o corpo e as mediações possíveis. InterfaceComunicação, Saúde, Educação, v. 23, p. e180383, 2019. TERNUS, Brenda Fernandes; WOLLMANN, Isabela. Implementação da política de humanização nas Unidades de Terapia Intensiva: uma revisão integrativa. Rev.SBPH, São Paulo, v. 24, n. 2, p. 76-88, 2021. Disponível em:TURRA, Virginia et al. Contribuições da Psicologia na atenção ao paciente cirúrgico: uma análise da literatura. Comun. ciênc. saúde, p. 353-366, 2011. RIBEIRO, E. G.; REIS, IAS; KUSTER, K. E. Psicologia e Práticas Psicoterápicas no Âmbito Hospitalar. Revista Enfermagem e Saúde Coletiva, v. 7, n. 1, p. 2-12, 2022. Disponível em http://revesc.org/index.php/revesc/article/view/113/118 BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 3.588, de 21 de dezembro de 2017. Brasília: Ministério da Saúde. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2017/prt3588_22_12_2017.html BRASIL. Ministério da Saúde. Resolução nº 32, de 14 de dezembro de 2017. Estabelece as Diretrizes para o Fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). Brasília: Ministério da Saúde. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cit/2017/res0032_22_12_2017.html BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Cadernos de Atenção Básica, n. 34. Brasília: Ministério da Saúde, 2013. Disponível em: http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/publicacoes/caderno_34.pdf  BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Centros de Atenção Psicossocial e Unidades de Acolhimento como lugares da atenção psicossocial nos territórios: orientações para elaboração de projetos de construção, reforma e ampliação de CAPS e de UA. Brasília: Ministério da Saúde, 2015. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/centros_atencao_psicossocial_unida
des_acolhimento.pdf BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Residências terapêuticas: o que são, para que servem. Brasília: Ministério da Saúde, 2004. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/120.pdf CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Psicologia e diversidade sexual: desafios para uma sociedade de direitos. Brasília: Conselho Federal de Psicologia,
2011. Disponível em: https://site.cfp.org.br/wpcontent/uploads/2011/05/Diversidade_Sexual_- _Final.pdf 
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Referências Técnicas para a Atuação de Psicólogas/os em Políticas Públicas de Álcool e Outras Drogas. Brasília: Conselho Federal de Psicologia, 2019. Disponível em: https://site.cfp.org.br/wpcontent/uploads/2019/09/AlcooleOutrasDrogas_web-FINAL.pdf 
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Referências técnicas para atuação de psicólogas(os) em Programas de Atenção à Mulher em situação de Violência. Brasília: Conselho Federal de Psicologia, 2012. Disponível
em: http://crepop.pol.org.br/5804_referencias-tecnicas-para-atuacao-de-psicologas-os-em-programas-de-atencao-a-mulheresem-situacao-de-violencia-2013  CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas(os) no CAPS – Centro de Atenção Psicossocial. Brasília: Conselho Federal de Psicologia, 2013. Disponível em: https://site.cfp.org.br/wpcontent/uploads/2013/11/CAPS_05.07.pdf 
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Referências técnicas para atuação de psicólogas(os) na atenção básica à saúde. Brasília: Conselho Federal de Psicologia, 2019. Disponível em: https://site.cfp.org.br/wpcontent/uploads/2019/11/CFP_atencaoBasica-2.pdf Edital Residência PSU - Fundatec – Psicologia CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DA PROFISSÃO: PSICOLOGIA EXCETO ÁREA DE CONCENTRAÇÃO VIGILÂNCIA EM SAÚDE.

VIDEOAULAS AUTOSSUFICIENTES:
1. Aulas com abordagem dos tópicos previstos no edital, após minuciosa análise realizada pelo professor de cada matéria.
2. Conteúdo abordado de modo objetivo, com ênfase nos aspectos mais cobrados nas provas.
3. Aulas ministradas por professores especialistas, com larga experiência na atividade docente.
4. Disponibilização de aulas de exercícios, voltadas para a análise da especificidade da banca examinadora.
5. Qualidade técnica de gravação de altíssimo padrão (imagem e áudio)

AULAS EM PDF AUTOSSUFICIENTES:

1. Conteúdo produzido por mestres especializados na leitura como recurso didático completo;
2. Material prático que facilita a aprendizagem de maneira acelerada.
3. Exercícios comentados.
4. Não será ministrado Aula Essencial 80/20.
5. Não serão ministrados em PDF: BARRETO, M. L. Esboços para um cenário das condições de saúde da população brasileira 2022/2030. In: FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ. A saúde no Brasil em 2030 - prospecção estratégica do sistema de saúde brasileiro: população e perfil sanitário. BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria GM/MS nº 635, de 22 de maio de 2023. Institui, define e cria incentivo financeiro federal de implantação, custeio e desempenho para as modalidades de equipes Multiprofissionais na Atenção Primária à Saúde. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, 22 mai. 2023.SOUSA, M. F. et al. Potencialidades da Atenção Básica à Saúde na consolidação dos sistemas universais. Saúde em Debate, Rio de Janeiro v. 43, n. Especial 5, 2019. 

 

Sobre o concurso

Última atualização em 11/2023
Saiu o edital da Residência PSU! O Processo Seletivo Unificado para Residência Uni e Multiprofissional em Saúde – PSU/RUMS 2022 está ofertando 406 vagas de nível superior com bolsa de R$ 4.106,09. A empresa responsável pela organização e execução do certame é a Fundatec. As inscrições na Residência PSU devem ser feitas entre os dias 6 de setembro e 27 de outubro. A taxa de inscrição é a soma da taxa de adesão + taxa de inscrição por instituição, conforme consta no edital. As provas da Residência PSU serão realizadas no dia 26 de novembro de 2022. É importante ressaltar que o Processo Seletivo Unificado da Residência PSU terá lotação nos estados de Rondônia, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Informações
Preparação a longo prazo
Salário de R$ 4.106,09
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Inscrições Taxa R$ 0,00
Provas Banca Anterior FUNDATEC Processos Seletivos Último Edital Link Banca Examinadora FUNDATEC Processos Seletivos Instituição Residência - PSU/Fundatec - Processo Seletivo Unificado de Residência Multiprofissional - Psicologia
Requisitos Escolaridade Superior Área(s) Residência Multiprofissional, Saúde TAF (Teste de Aptidão Física) Não Redação Discursiva Não Prova de títulos Não
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